quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que é ser uma menina?



Algum tempo apareceu em um grupo do face um vídeo que achei extremamente interessando, na época esqueci de comentar sobre ele, mas hoje reencontrei e vim falar sobre.

O vídeo da P&G é uma campanha para a marca de Absorvente Always que se chama #LikeAGirl e faz uma interessante reflexão sobre o que seria fazer coisas ‘como uma menina’.

No vídeo meninas e meninos mais velhos deveriam encenar o que seria "Correr como uma menina", "Lutara como uma menina" e etc... E assim nós vimos vários comportamentos estereotipados, principalmente quando interpretado por meninos.

Em seguida meninas mais novas são convidadas a encenar as mesmas questões e assim mostraram o que realmente é correr como uma menina, ou lutar como uma. Ao perguntarem o significado disso para a mais nova das menininhas a resposta foi "Correr o mais rápido que puder". Uma outra é perguntada sobre o significado da expressão 'como uma garota'. "Soa como uma coisa ruim... Parece que você quer humilhar a pessoa", diz.


A campanha busca mostrar que não tem nada de mais em ser uma menina, que isso não pode ser identificado a uma coisa ruim. Que ser garota é ser tão forte ou poderosa quanto qualquer outra, só precisa acreditar nisso. Essa humilhação, que fazem a comparar meninos com meninas diminuem e tornam uma coisa boa em ruim.
Então devemos ouvir essas meninas e ver que não a nada de errado em ser mulher... Não precisamos ser perfeitas só precisamos ser nós mesmas e não deixar ninguém nos diminuir.

Vídeo

-------------------

Na mesma linha encontramos Princesas Grosseiras - Potty-Mouthed Princesses Drop F-Bombs for Feminism
e essas meninas também dão uma super lição de moral na sociedade sexista em que vivemos, mostrando que não é por ser menina que devo me comportar de certa forma, ou vestir tal tipo de roupa. Que posso ser inteligente, que posso pensar o que quiser e principalmente, falar palavrão.
Acho que uma das partes mais divertidas desse vídeo é quando ela falam para ao invés de dizerem como elas devem ser deem um livro. E a frase mais importante "Não me diga como devo me vestir, ensine meninos a não estuprarem".
Simplesmente fantástico, acho que todas nós precisamos de um choque de realidade vindo de uma criança de vem em quando.














Nenhum comentário:

Postar um comentário